Em nossas vidas temos de conviver com dilemas. Se queremos ver a banda da vida passar, ou se queremos, ao menos, caminhar com ela. Ter uma atitude proativa ou defensiva é uma questão de conveniência. Depende de qual atitude for mais cômoda ou não, numa determinada situação de nossas vidas, é uma questão de estratégia.
Estratégia é uma leitura da situação em que vivemos, e frente a ela agimos, ora atacando, ora defendendo, como num jogo de xadrez. Mas a vitória será determinada pela leitura correta das ações executadas, ou seja, da situação, que configura-se em estratégia. É uma interpretação cíclica: a vitória é fruto de uma boa leitura da situação (estratégia), que por sua vez, permite-se chegar de forma eficaz e definitiva a seus objetivos (vitória).
Assim sendo, se por um lado uma atitude ativa faz com que se conspire um conjunto de possibilidades positivas, ao passo que os atores da ação as criam e as controlam de forma intencional ou não, por outro lado, os de atitude passiva, não os tem, e por isso, essas possibilidades são escassas, pois não são agentes de mudança, e sim, são impactados por elas. Com efeito, temos uma cultura de ação, com o proativismo, frente a uma cultura de passividade, quando temos o conformismo, o derrotismo, e a falsa sensação de impotência, diante de uma situação o qual não se dispôs a agir.
Ser agente ou espectador de uma situação depende da estratégia tomada, mas este comportamento não deve ser permanente, sobretudo se for um comportamento passivo à situação.

Autor: Kazzttor

André Arruda dos Santos Silva, ou Kazzttor, é paulistano. Oriundo de família humilde, mas trabalhadora, viveu seus primeiros anos de sua infância no bairro do Ipiranga, cidade de São Paulo, e em seguida, mudou-se com sua família para Diadema, município vizinho, onde vive até hoje. Ativista, blogueiro, professor de informática, amante de tecnologia, esportes e artes, André procura em suas manifestações intelectuais escritas em seus blogs ou nas organizações as quais faz parte, mostrar um jeito mais humano, irreverente e diferente de ver e entender o mundo. Atualmente é universitário, bancário, participante de atividades sindicais, políticas e ideológicas, sempre tendo como objetivo buscar nos princípios éticos e de respeito mútuo a chave de uma sociedade mais harmônica e humanamente sustentável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s