O (re)advento Da Televisão

Hoje eu li uma matéria na revista Infosobre televisão e cinema em 3D, e achei extremamente interessante a corrida dos fabricantes, produtores e emissoras de TV nesta nova tecnologia, sem contar o grande interesse e fascínio do público. O mais curioso é acreditar que foi dito que a internet e as tecnologias digitais matariam a televisão, mas o que se viu, foi que esta se reinventou. E graças à tecnologia.

A televisão é um advento que acompanhou desde sempre as tendências tecnológicas. Começou analógica na década de 20, se coloriu na década de 40 (no Brasil, a cor chegou oficialmente em 1972), e nas últimas décadas, com a tecnologia digital, virou HD e agora 3D. Experiências não faltaram, e o Brasil viveu muitas delas. A extinta TV Excelsior, foi pioneira em transmitir programas em cor no início da década de 60, em NTSC. A Rede Globo experimentou sua primeira transmissão digital na copa de 1998, como também fez sua primeira experiência de transmissão em 3D ao vivo, no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, este ano.

A web e o vídeo digital trouxeram à TV qualidade e possibilidade real de interação, considerada esta última uma grande deficiência deste meio de comunicação. Com a chegada do middleware Ginga aos receptores, a TV quebra este paradoxo de entreter sem interagir com o público. Isto proporcionaria à mídia uma riqueza de detalhes, como também permitiria às emissoras e criadores de conteúdo, um contato mais íntimo entre mídia e espectador. O fato de ser uma mídia já estabelecida e possívelmente barata, permitiria também prover produtos e serviços ao espectador com a comodidade de não sair de casa. O cinema e a TV 3D permitiriam uma forma inusitada de entretenimento com um grau ainda maior de imersão do espectador, algo que proporcionaria uma experiência ainda mais realista do conteúdo. Evidente que existem algunsempecilhoscomo por exemplo, o fato de uma transmissão em 3D requerer o dobro de largura de banda de dados, no mínimo, em relação ao vídeo em alta definição, mas podemos afirmar de fato que trata-se de um novoadventoque devemos acompanhar, com atenção, fascínio e curiosidade.

Autor: Kazzttor

André Arruda dos Santos Silva, ou Kazzttor, é paulistano. Oriundo de família humilde, mas trabalhadora, viveu seus primeiros anos de sua infância no bairro do Ipiranga, cidade de São Paulo, e em seguida, mudou-se com sua família para Diadema, município vizinho, onde vive até hoje. Ativista, blogueiro, professor de informática, amante de tecnologia, esportes e artes, André procura em suas manifestações intelectuais escritas em seus blogs ou nas organizações as quais faz parte, mostrar um jeito mais humano, irreverente e diferente de ver e entender o mundo. Atualmente é universitário, bancário, participante de atividades sindicais, políticas e ideológicas, sempre tendo como objetivo buscar nos princípios éticos e de respeito mútuo a chave de uma sociedade mais harmônica e humanamente sustentável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s