Educação: Um Descaso Em Sp

Uma notícia me estarreceu bastante, esta manhã. Quase a metade dos professores que ministram aulas nas escolas públicas de São Paulo são temporários. Isto é um fato gravíssimo, que denota o descaso do governo do estado na educação do povo paulista.

Você que já se formou ou está na faculdade me pergunta o que temos a ver com isso. O fato de muitos professores serem temporários acabam por aumentar e muito, a rotatividade do corpo docente nas escolas estaduais. Acaba-se criando uma situação de incerteza. De um lado, professores que não recebem a confiança do estado vão procurar outras oportunidades e acabam por sair de suas turmas, e por outro, os alunos acabam sofrendo com a troca constante de professores, pois cada professor possui sua própria metodologia de ensino e isto provoca estresse, atritos, descontentamento e até mesmo a evasão escolar. Este não é o único problema da educação em SP. Muitas das escolas estão em péssimo estado de conservação, pondo em risco a saúde e a segurança dos alunos. Os professores não recebem uma remuneração condizente à importância de sua função, sendo que muitos tem de trabalhar em duas ou mais escolas para compor a renda, sem contar que isto tira-lhes o tempo necessário para preparar suas aulas, além de se atualizar, com cursos de mestrado e doutorado. É um absurdo um oficial de justiça, que desempenha uma função burocrática, ganhar mais do que um professor. Acrescente que a métrica de avaliação dos alunos é inadequada, o material e as metodologias de ensino estão obsoletas e que a mentalidade do jovem é altamente influenciada pela mídia. Tudo isso culmina em um estado crítico, com uma queda acentudada da qualidade de nossa força de trabalho, devido a uma escolaridade deficitária de conteúdo e baixa qualificação. A educação, ou melhor, a transmissão de cultura e conhecimento a crianças e jovens é de fundamental importância para dar sustentação ao estado e garantir desenvolvimento a longo prazo. Uma educação com qualidade deficitária causa um impacto terrível em todos os aspectos relativos ao estado. Provoca uma queda na qualidade profissional, aumenta o risco de erros causados por imperícia, reduz a capacidade inovadora e desenvolvedora e acaba por aumentar a segregação social, culminando com o aumento do desemprego e da criminalidade.

Segundo o governo do estado, já foi realizado um concurso público para o preenchimento de 10.000 vagas de professor, e que estes estão sendo capacitados para começar a exercer suas atividades pedagógicas, ano que vem. Porém nota-se uma política no mínimo insipiente de um governo que está em uma hegemonia de 16 anos e que somente governa de fato em 4: os últimos anos de seus mandatos.

Por isso preste bem atenção, cidadão paulista, ao votar nesta eleição. Porque aquele jovem que está recebendo uma educação ruim hoje, pode ser o seu filho, ou ainda poderá ser seu empregado, colega de trabalho, ou, na pior das hipóteses, aquele que estará assaltando você ou sua residência ou tirando sua vida ou de um parente seu. Vamos reagir São Paulo?


Se gostou do texto, divulgue a seus amigos e participe da campanha Reage, São Paulo, escrevendo a hashtag #reageSP em suas mensagens no Twitter, contra 16 anos de inércia e desrespeito dos governos tucanos em SP.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.