Crise é um momento oportuno

Muito se fala hoje em crise e a crise pode ser interpretada como uma pedra no meio do caminho, fazendo uma licença poética ao saudoso Carlos Drummond de Andrade. Porém a pedra é um elemento bastante versátil, pois pode ser usada para construir um castelo, atirar em alguém ou tropeçar e cair. Depende de como essa pedra é vista.

É necessário entender a crise como um momento bastante oportuno. Crise é uma situação em que uma determinada conjuntura se encontra saturada ou estagnada e demanda mudanças urgentes. Crise implica em mudanças de visões, de paradigmas; como se diz no jargão corporativo, é pensar fora da caixa. É em alguns casos abandonar o óbvio e buscar novas alternativas, novos caminhos.

E quem tem esse entendimento, essa visão, acaba saindo na frente. Lembra da crise de 2008? Ela gerou diversas oportunidades e proporcionou grandes mudanças nas finanças e na governança em geral. Viu-se que apenas o lucro sobre o lucro deixou de ser apenas dispensável, para se tornar nocivo às relações comerciais, empresariais e sociais. E dessa lógica surgiram novas alternativas econômicas. O Crowdfunding, a economia solidária, a economia colaborativa, as startups e as novas relações comerciais e financeiras estão surgindo e proliferando da crise. São possibilidades que as pessoas poderiam enxergar, mas não enxergam, e por quê?

Pois é da natureza humana o desejo de auto-preservação, e com isso, em momentos de indefinição, a postura que temos, é geralmente de defesa e retração. Esta postura costuma descartar, quase que automaticamente, todas as possibilidades que podem nos colocar em risco, ou as quais os riscos não conhecemos. Mas tirando um pouco da passionalidade, e sendo um pouco racionais, deixamos os nossos preconceitos de lado, passamos a conhecer essas alternativas de mudança, nossa visão em relação a essa indefinição muda e passamos a enveredar por alternativas, onde antes não víamos.

Essa visão empreendedora e desapegada de paradigmas é a visão que pode ser encontrada em muitos jovens e também por pessoas experientes e conhecedoras de momentos críticos. A crença que a crise é uma oportunidade única de empreender inovação, e também uma possibilidade de assumir uma posição de vanguarda frente a uma situação onde se impera o conservadorismo, devem ser os combustíveis necessários para quem almeja uma posição de liderança. Pois o líder é o primeiro que faz o caminho onde muitos irão trilhar.

Está na hora de ver a crise com outros olhos.

Artigo publicado originalmente em minha página no LinkedIn em https://www.linkedin.com/pulse/crise-%C3%A9-um-momento-oportuno-andre-arruda-dos-santos-silva 

Autor: Kazzttor

André Arruda dos Santos Silva, ou Kazzttor, é paulistano. Oriundo de família humilde, mas trabalhadora, viveu seus primeiros anos de sua infância no bairro do Ipiranga, cidade de São Paulo, e em seguida, mudou-se com sua família para Diadema, município vizinho, onde vive até hoje. Ativista, blogueiro, professor de informática, amante de tecnologia, esportes e artes, André procura em suas manifestações intelectuais escritas em seus blogs ou nas organizações as quais faz parte, mostrar um jeito mais humano, irreverente e diferente de ver e entender o mundo. Atualmente é universitário, bancário, participante de atividades sindicais, políticas e ideológicas, sempre tendo como objetivo buscar nos princípios éticos e de respeito mútuo a chave de uma sociedade mais harmônica e humanamente sustentável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s