Uma derrota maior do que a para o Palmeiras

A derrota do Corinthians para o Palmeiras por 3 a 0, ontem, é muito maior do que se imagina. As razões da péssima fase que o Corinthians atravessa (a vitória sobre o Pirambú pela Copa do Brasil é apenas um lampejo de eficiencia do time) transcende a comissão técnica e os jogadores, que são de nível intermediário ou pior, em sua maioria. A verdadeira culpa pelo mal desempenho da equipe está na diretoria do clube, que além de estar em disputas internas, que mais parece uma fogueira de vaidades, a diretoria do clube é incompetente e está pensando mais nela do que no clube.
Infelizmente, neste país, os dirigentes de clubes, não apenas os de futebol, não possuem uma visão empreendedora, ou seja, não vêem os clubes como empreendimentos, com possibilidades mercadológicas, com potencial de desenvolvimento, como possibilidade de negócios e lucro. Preferem vê-las como instituições beneficientes, que podem ser facilmente manipuladas, sem se preocupar muito com o fisco. Por exemplo, se eu fosse o presidente do São Paulo Futebol Clube, certamente já teria implementado o processo de transformação do Clube em empresa por completo, e faria um IPO para tornar as ações do clube negociáveis na bolsa de valores para capitalizar recursos para novos projetos. Isso o Corinthians poderia fazer também, se a diretoria não tivesse tão pouco compromisso em trazer melhorias para o próprio clube, fazendo uma administração responsável.
Para citar um exemplo, essa mesma falta de visão empreendedora dos clubes, aliada ao descaso governamental e da falta de visão da realidade por parte das faculdades e universidades particulares, impedem de que seja implantada no Brasil uma solução que vem sendo empregada nos Estados Unidos há décadas e que o coloca com o status de potência olímpica. A união entre universidades privadas, clubes esportivos e governo poderia de fato melhorar o nível educacional no país (obviamente se o governo investir pesadamente em educação de base), aumentar o portfólio de esportes praticados no país, e de quebra faria com que clubes e faculdades passem a ter uma oportunidade de negócio viável para baratear as mensalidades das instituições de ensino e livraria os clubes das dívidas, podendo investir na melhoria de suas atividades esportivas. Com o governo indo com os benefícios fiscais, as faculdades privadas com as bolsas e os clubes com as instalações e preparação dos atletas, certamente a um médio e longo prazo o Brasil seria uma potência olímpica, um sonho almejado por atletas e pelo povo brasileiro.
Por isso digo que a culpa da péssima fase do Corinthians nesta temporada, deve-se e muito a péssima gestão do clube, que em vez de investir em seus torcedores, convidando-os a tomar parte de suas decisões, implantando sistemas de sócio-torcedor, capitalizando recursos entre os sócios e investidores nacionais para trazer melhorias para o clube, fizeram o que fizeram, trouxeram investidores de origem duvidosa para tentar fazer algum tipo de trapaça. É fato que o Corinthians tem potencial para se tornar um clube internacional, porém não é, por sua incompetência administrativa.

Autor: Kazzttor

André Arruda dos Santos Silva, ou Kazzttor, é paulistano. Oriundo de família humilde, mas trabalhadora, viveu seus primeiros anos de sua infância no bairro do Ipiranga, cidade de São Paulo, e em seguida, mudou-se com sua família para Diadema, município vizinho, onde vive até hoje. Ativista, blogueiro, professor de informática, amante de tecnologia, esportes e artes, André procura em suas manifestações intelectuais escritas em seus blogs ou nas organizações as quais faz parte, mostrar um jeito mais humano, irreverente e diferente de ver e entender o mundo. Atualmente é universitário, bancário, participante de atividades sindicais, políticas e ideológicas, sempre tendo como objetivo buscar nos princípios éticos e de respeito mútuo a chave de uma sociedade mais harmônica e humanamente sustentável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s